quinta-feira, maio 12, 2005

Alguém sabe se temos?


Image hosted by Photobucket.com


Alguém sabe quais são os projectos do ministro das finanças?

Quais os planos para o cumprimento do pacto de estabilidade?

E alguém sabe como é que ele vai aumentar a competitividade das empresas portuguesas?

E será que vai descer o IRC das empresas?

E será que o IVA vai aumentar?

E o IRS?

E como se vai reduzir o desemprego?

E que medidas estão a ser tomadas, para que diminua a despesa pública?

Desde que este novo governo PS tomou posse, parece que subitamente desapareceram os conflitos sociais, as pessoas deixaram de ter problemas, os hospitais começaram a funcionar bem, as contas públicas ficaram saudáveis... as pessoas até andam mais alegres...

Terão desaparecido todos os problemas, por osmose...?

...? Acha mesmo...?

Agora pergunto eu... Porquê será que a MFL e o Bagão ganharam fama por serem "maus" ministros das finanças? Obviamente pelas medidas austeras que tomaram... E por nunca terem escondido da população que as mesmas estava a ser tomadas, por manifesta necessidade. Acham que estas medidas terão sido tomadas por masoquismo? Porque estas medidas iam dar votos nas eleições seguintes? Por gozo de fecundarem a população?

eu pensei e concluí : "Se eu fosse ministro da Finanças, não me parece que assim fosse..."

Recordo, aos mais esquecidos, uma frase da MFL, que, enquanto ministra das finanças, ao ser questionada numa conferência de imprensa sobre se as medidas que estava a tomar eram mesmo necessárias, respondeu ao jornalista "se acha que se estas impopulares medidas não fossem mesmo necessárias para o país, acha que eu teria algum gozo especial em tramar a vida dos portugueses com congelamentos de ordenados e o inevitavel fomento de crises sociais bem como consequentes prejuízos eleitorais? Não seria mais simples ser um ministro das finanças ausente, escondido e low-profile, e que deixasse para quem viesse a seguir, o ónus de ter que resolver estes problemas...?"

pois é... e para acabar, só mais duas perguntas...

Alguém me sabe dizer como se chama o ministro das Finanças do novo governo Sócrates?

E será que temos...?

Sem comentários: