quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Back to the Future e os meus 13 anos...

 


 


Antes de irem dormir, vou-vos contar uma pequena história de encantar...

Estávamos em 1985 e aqui o "Arturinho" tinha 13 aninhos... 13 aninhos... e com 13 aninhos, somos jovens e temos sonhos, temos namoradas mas elas não sabem, temos amigos que são como irmãos e que nunca pensamos que deixem de estar connosco, a vida é feita de pequenos nadas e a importância que damos a coisas tão, tão, tão, realmente importantes são isso mesmo... nada...

Com 13 aninhos, a nossa vida resumia-se nessa altura a aproveitar cada dia como se fosse um filme do videoclube de aventura e acção, sem qualquer preocupação e o mundo era todo nosso!! e era mesmo!!

Porém, depois crescemos, e a coisa, tal como sabemos, leva uma grande volta.

Mas por vezes há ciclos que se fecham e nessas alturas sentimos que podemos olhar por cima do ombro e sentir algo mais do que uma dor no pescoço.

E hoje aconteceu-me uma coisa dessas...

Este fim de semana é fim de semana de estar com as minhas princesas e para criar ligações (...como se elas fossem precisas...) resolvi ver com elas um filme que eu, em 1985 através do meu irmão que que conseguia arranjar filmes do estrangeiro em cassete Betamax que não haviam em Portugal, e que adorei... pelos efeitos fantásticos, pela aventura estonteante mas que também, mesmo só com 13 aninhos, nessa altura me fez pensar como o passado, o presente e o futuro estão tão intimamente ligados entre eles e da realidade que não podemos alterar no nosso passado, mas apenas as escolhas que fazemos no nosso presente e o resultado que tudo isso tem no nosso futuro...

Desencantem-se quem pensa que esse filme é um grande clássico pois não vou surpreender ninguém com nenhum filme de culto ou algo que o valha... trata-se de um filmito... uma aventura engraçada de um miúdo que viaja acidentalmente no tempo para o passado e tem a oportunidade de salvar o seu presente e o seu futuro... o filmito chama-se "Regresso ao Futuro" e tinha como protagonista um jovem em ascensão chamado Michael J. Fox.

Pois foi... Hoje, 23-02-2012, 27 anos depois de EU ter 13 anos, e esta noite, vi este filme com as minhas duas filhas. Mas em especial com a minha filha mais velha que fez esta semana ... 13 anos.

...

Pois ela adorou o filme, comentou e vibrou com as peripécias do enredo que o génio Zemekis e do toque de midas na produção de Spielberg conseguiram criar e saltava a cada setback, com a inocência e desprendimento de quando também eu o vi pela primeira vez...

Em 1985, o "Arturito" tinha 13 anos e achava que ia ter 13 anos para sempre... e como fiquei feliz de ver a minha filha, com 13 aninhos também, sentir-se da mesma forma: feliz e descontraída.

Disto tudo, tiro muitas ilações mas uma delas me deixou uma nova ruga no canto dos olhos resultado de mais um longo sorriso embevecido enquanto a olhava no sofá: é que hoje, eu, longe do "Arturito" de 1985, tenho 40 anos, mas sinto-me como se tivésse 13... e sinto-me como se for ter 13 anos para sempre!!! e dou graças a Deus por ter duas filhas espetaculares que não me deixam esquecer disso nunca...

Sem comentários: