quinta-feira, agosto 04, 2005

Esclarecimento Técnico

Olá Moinada...

Este vosso amigo moinante trabalha numa empresa de informática, mais concretamente na área de pós-venda e apoio a assistência técnica.

No decorrer dos meus dias de trabalho deparo-me frequentemente com a necessidade de explicar a um cliente que um computador não está ao abrigo de garantia porque o problema do equipamento não é no Hardware mas sim no Software...
A resposta mais frequente do cliente é:

- Isso aí é que eu não sei... o que sei é que isto não trabalha e está na garantia, pois eu tenho aqui a factura da loja e diz que têm garantia... por isso, o meu amigo, oriente-se, pois eu não percebo nada dessas coisas...

Iniciava-se então um esclarecimento superficial e muito calmo, onde procurava explicar ao sr(a) que os programas (como o Windows, o Word, os Jogos) são o software e não estão cobertos pela garantia de fabrico, uma vez que esta só cobre as peças (as parte "palpáveis" como p.ex. a caixa e qualquer peça avariada lá dentro, o monitor, o rato, o teclado, etc.).
Ainda assim, o cliente enerva-se e diz meia dúzia de parvoíces e ameaças, culminando normalmente com "... e vou ligar para a DECO, ouviu? Isto não fica assim..."

No entanto, desde à alguns dias a esta parte, consegui arranjar uma explicação infalível para elucidar os clientes sobre as diferenças entre o Software e o Hardware, e sobre o que se encontra ao abrigo de garantia de fabrico. Recapitulando:

O cliente telefona e diz que não sabe o que aconteceu, mas quando ligou o computador este diz que falta um ficheiro necessário para o windows executar correctamente, que não pode continuar e que deve re-instalar o Sistema Operativo, pelo que solicita assistência ao abrigo da garantia...

Este é um caso típico de problemas de Software... assim explico ao cliente que o problema não se encontra abrangido pela gaantia de fabrico e que poderá incorrer em custos. O cliente reclama a dizer que não percebe nada de diferenças entre o Harware e o software e que eu me desenrasque...
É então nesta altura que eu informo o cliente de forma perfeitamente clara...
- Bom, então o meu amigo não sabe qual é a diferença entre o Hardware e o Software? Então é assim...
- Hardware é a parte que você dá chutos e o software é a parte que você insulta... se o problema for na parte que você deu um chuto mas que eu não vou conseguir provar que se avariou devido ao seu chuto... então, está em garantia... no entanto, se o problema foi naquele ficheiro que você apagou porque achou que o tal de WIN.COM não servia para nada, então não está em garantia... entendeu?

Normalmente, a resposta é:
- Oh, sim...Perfeitamente, Sr. Moinante... assim sendo, vou passar por aí hoje ainda para saber quanto é que isto me vai custar, tá'bem?... Obrigado pela sua atenção...

E vêm mesmo...



Nota do Moinante:

Há é que falar uma língua que as pessoas entendam, né...? má'nada...

Sem comentários: