quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Ao meu amigo Malheiro: Obrigado


Pois é amigos, ao fim de largos anos a fugir com o rabinho à seringa, acabei hoje por deixar gigantescamente satisfeito o meu amigo Luis Malheiro, aliás, Comandante Luis Malheiro.

Isto, porquê?

Bom, talvez seja importante localizar a coisa no espaço e no tempo.

Sempre fui um moderado amante de simuladores de computador: carros, aviões, barcos, e até comboios. Agrada-me sobretudo o realismo que esse programas transmitem e que nos transportam para realidades virtuais onde podemos fazer coisas que normalmente ou sem algum investimento (de tempo e muitas vezes de dinheiro) não conseguiríamos fazer.

O Luis Malheiro, que era o meu director na empresa onde trabalhei, sempre foi um fanático do Microsoft Flight Simulator 9 e, através dele e do seu entusiasmo, aperfeiçoei mais as minhas técnicas de voo nesse jogo e aprendi a jogar nele de uma forma mais realista e eficiente.
O Malheiro ensinou-me conceitos básicos de voo, como levantar voo, como virar, como aterrar, como entender os inúmeros instrumentos de um avião tão complexo como um Boeing 747 ou um Airbus A310. E com estes conceitos, comecei a gostar cada vez mais do voo (simulado) e de gastarmos boas e longas horas a jogar em rede o Microsoft Flight Simulator 9 e Microsoft Flight Simulator X, onde voávamos e nos divertiamos à grande.

Há uns 4 ou 5 anos atrás, o Luis Malheiro (meu chefe, na altura...), chegou-se ao pé de mim e disse-me: "Vou tirar o curso de piloto de ultraleves". Fiquei contente por ele pois sabia que era um projecto que ele ambicionava e estava a ter a iniciativa de concretizar uma realização pessoal.
No entanto ele disse-me também "E depois, quando tiver a licença, vens voar comigo!"

Aí a coisa parou logo!! Isso é que não... tirar o Moinantes do chão e ainda por cima numa caranguejola com motor de corta-relvas, isso é que não!!

Ele concluiu o curso algum tempo depois, realizou a horas de voo a solo que assim o obrigaram e quando pode, veio logo ter comigo e disse: "Vá pá, já posso levar passageiros... quando é que vens voar comigo??"

Bom, isto de voar com ele no Flight Simulator era uma coisa, mas ir voar mesmo a sério, era outra e, por ser um cobarde miserável, escapei-me sempre.

Em Janeiro de 2007, o Luis Malheiro saiu da empresa e a vida acabou por levá-lo a abraçar um projecto no Campo de Voo de Benavente, onde sempre teve e tem o seu avião, e hoje em dia tem responsabilidades no campo mas sempre que pode, dá uma escapadinha para voar.
Pela relação profissional muito boa que mantivémos ao longo de 7 anos de trabalho juntos, acabámos por desenvolver laços de amizade que muito prezo, pois é uma pessoa de luxo.
E por isso, era hábito ligar-me e chatear-me sempre "então pá, quando é que vens voar comigo?".
E eu..., pisga-te Moinantes... Ora era a máquina fotográfica que estava avariada, ou era porque estava doente, ou ... ou... porque ... porque tinha de me ir embora... enfim, tudo eram boas desculpas para não tirar o meu coiro do chão, a bordo daquelas máquinas diabólicas...

No entanto, a minha vida também me fez dar uma volta grande e começar a vê-la de outros prismas. Se eu gosto imenso de voar, se até tenho um espirito aventureiro, porque raio estava com mariquices com esta coisa?

E então, num dos telefonemas que trocamos de vez em quando para sabermos como vão as coisas, resolvi avançar :"Malheiro... marca um dia e vou voar contigo!"
Claro que está que o Malheiro soltou uma daquelas altas gargalhas que, quem o conhece, sabe como são... e disse: "Isso queria eu ver!!!"

Pois bem, hoje dia 19 de Fevereiro de 2008 fui voar com o Comandante Malheiro, que me fez um passeio inesquecível pelas planicies ribatejanas e me fez pensar "Porque raio levei tanto tambo a vir fazer este voo??"

Ao meu amigo Malheiro, fica então o meu obrigado pelo magnifico voo de hoje e agora, olha... das próximas vezes que for a CVB, garantidamente que não passamos sem um voltinha de "caraguejola com motor de corta relva..." eh!eh!eh!eh!

Um abraço e algumas fotos...



1 comentário:

Faria disse...

Ca vai um comentario: Achei curioso este tema,pois eu,embora ja tenha idade p/ter juizo,tb tenho 1 paixao por avioes,ou nao tivesse toda a vida trabalhado neles.Assim,estou num mini-curso de iniciacao a pilotagem - CIP -
(p/leigos),no Aeroclube de Torres Vedras,estando o baptismo de voo c/comandos previsto para 6Dez2009,se as condicoes meteo permitirem.
(Tb tenho o Flt SimulatorX,mas nao passo de um praticante incipiente).So nao tiro nenhuma licenca de pilotagem pela simples razao de que o investimento e muito grande para correr o risco de "chumbar" nas inspeccoes medicas,que na minha idade sao de 6 em 6 meses.Se houver outra "encarnacao" prometo a mim proprio que vou mesmo ser piloto.Ja o meu avo,Joaquim Dias Maia,embora nao tivesse voado,era simpatizante da aviacao,tendo convivido de perto com Brito Paes, Sarmento de Beires,Manuel Gouveia, e outros.Estou ansioso por poder sentir um aviao com os comandos na mao,alem do parapente que tb esta incluido no baptismo.