sexta-feira, janeiro 21, 2011

Manila – Dia 4 – A suar como um “cavalo”…

Finalmente, o sol apareceu e com toda a sua força… Logo de manhã, assim que pusemos o nariz fora do hotel, o bafo quente da rua abafou-nos a respiração e fez com que o ar condicionado do hotel fosse um oásis distante …
Muito calor, sol abrasador e toda a gente na rua com sombrinhas abertas e a taparem as cabeças com tudo o que têm à mão – Livros, cartões, sacos de plástico, camisolas, lenços… o sol aqui nesta zona é muito forte e é muito comum ouvirmos na televisão ou na rádio a informarem que o sol é perigoso e que provoca inúmeras doenças de pele, como cancro e outras maleitas.
Por isso, e porque o sol é mesmo muito forte, toda a malta procura proteger-se do astro rei da melhor forma.
A noite foi bem descansadinha e nem o calor me acordou, e acabei por adormecer pela meia-noite e acordar à 8:00 da manhã. Bem fresquinho…
O dia de trabalho acabou por ser suave, pois estamos a ter um progresso bem bom, com a formação a ser realizada um pouco à frente do prazo, o que nos permitiu hoje ter um almoço um pouco mais alargado e aproveitámos para ir ao Mega Mall comprar as prendinhas para a família.

Antes fomos almoçar com a malta filipina a um restaurante chamado “Congo Grill”. Mais uns pratos tradicionais filipinos à base de carne de porco, chocos e uma espécie de amêijoas que estavam bem deliciosas. O prato mais estranho acabou por ser uma sopa de couves que tinha lá dentro… um bife… exactamente… um bife normal que é cozinhado dentro da sopa... mas que estava surpreendentemente bom. O outro mais estranho era um molho com umas peças de carne que acabei por não comer, e que, não sei porquê, fiquei desconfiado que teria algum tipo de carne de algum animal mais estranho, pois eles estavam algo risonhos entre eles sobre aquele prato. O meu colega ficou desconfiado que seria algum tipo de carne de macaco ou algo do género… Acabei por não provar pois encharquei-me em “bife na sopa” e não calhou… se me dissessem que era macaco ou cobra ou algo do género, teria provado de certeza…

Depois do almoço acabámos por ir então ao Centro Comercial para as compra numa loja chamada “Kultura Filipino” que é um espaço dentro de uma grande superfície denominada “SM” e que faz perecer um pouco o El Corte Inglés… No espaço Kultura Filipino comprámos alguns apetrechos tradicionais filipinos e que espero que a minha malta goste…
Tive de trocar mais dinheiro pois já estava curto de Php’s (pesos filipinos) mas achei os preços dos artigos bastante acessíveis tendo em conta o facto de serem coisas para turistas e que, sendo tradicionais poderiam ser um pouco mais "puxaditas…" mas não, tudo com preços bem normais.
Voltámos ao escritório pelas 15:00 e concluímos a tarde de formação pelas 18:00, com o calendário cumprido.

Ao final do dia, o céu escureceu rapidamente e começaram as trovoadas e alguma chuva, pelo que qundo saímos do escritório pelas 20:00 ainda apanhámos umas boas pingas de água.
Fomos jantar a um restaurante de grelhados onde comemos umas costoletas bem tenrinhas e um chá fresco tradicional (Ice Tea mas sem ser Nestea… era mesmo chá fresco…).
Acabámos a noite com uma pequena volta a pé pelas imediações do restaurante e até ao hotel, pelas 21:30, quando então finalmente fomos abordados por um taxista que nos perguntou se queríamos táxi para passear pela cidade. Como não estava nos nossos planos, acabei por lhe dizer que não queríamos ao que ele, ao bom estilo “pimp”, nos questionou logo de seguida:

“…and girls? You want girls? To massage you? I get girls to massage you…”

Claro que, à semelhança do passeio de táxi, também não estava nos nossos planos obter miúdas para nos massajarem. Aliás, sendo as nossas mulheres leitoras deste blog, nem poderia dizer outra coisa…
Assim, cabisbaixos e taciturnos, acabámos por recusar também o serviço oficial alternativo do Sr. Taxista e recolhemos, tensos e a pensar que deveríamos ter aceite a proposta do senhor…
E quando digo “aceite a proposta”, estava obviamente a referir-me, ao passeio de táxi proposto, claro…!
Mas pronto…
Amanhã é o último dia de trabalho em Manila e apenas nos resta depois o sábado que é o dia de viagem, onde temos avião às 11:35 da manhã, e que será apenas para acordar, apanhar o táxi e toma lá mais 20 e tal horas de avião que até “incha”…
Por isso, amanhã à noite escreverei o último capítulo deste livro “Manila” referente ao dia de sexta feira cá nas Filipinas, viajo no sábado e depois só no domingo poderei actualizar aqui no moinantes a viagem de volta a Portugal…
Vamos ver se amanhã encontramos o tal taxista de novo… apetecia-me mesmo… dar uma voltinha de táxi… claro!!

Abraços Moinantes

1 comentário:

Anónimo disse...

Podias ter posto um titulo um pouco mais sugestivo, de forma a que quem lesse identificasse logo o autor. Algo tipo "A suar como um jerico"