quinta-feira, janeiro 20, 2011

Manila - dia 3 – Já Chove…

Apesar do inicio algo turbulento deste dia, a acordar à 3:30 da manhã, as coisas não foram tão sonolentas como esperava.

O dia amanheceu hoje bastante cinzentão em oposição com o dia solarengo de ontem e pingou umas gotitas no caminho para cá, ainda de manhã… no entanto ainda não foi preciso chapéu de chuva.

Quando fomos almoçar (hoje foi outra vez Mcdonalds… é o mais perto e sobretudo, o mais rápido…) o sol até se mostrou por largos espaços, mas por volta da 14:30, caiu de novo uma chuvada das fortes. O céu está outra vez carregado de nuvens e o tempo cinzento e chuvoso.
Mesmo depois de uma noite mal dormida, a manhã até correu bem, ao que não foi alheio um forte café ao pequeno almoço, e uma tarde que também correu de uma forma bastante lúcida, resultado de uma forte “cafezada” no Starbucks Café a seguir ao almoço.

À noite, acabámos por ir jantar com o P.C. (um dos nossos colegas filipinos) a um restaurante persa chamado Arya Persian e que fica onde??... Claro, num centro comercial. Este um novo, chamado Promenade Mall.
É um centro comercial ligeiramente diferente dos outros pois é mais pequeno e tem espaços externos com restaurantes e lojitas (assim tipo Freeport ou Guia…). Infelizmente o tempo continuou de chuva e acabámos por ter de jantar na sala interior. A comida era fantástica e foi um jantar bastante agradável.
Perto deste centro há também um mercado tradicional que tentámos visitar, mas infelizmente já estava encerrado (fechava às 21:00…)e que tive pena pois fez-me lembrar as tendinhas da feira dos indianos na Praça de Espanha em Lisboa, mas em tamanho XXXL… centenas delas!! Paciência, pode ser que ainda dê para cá voltar outro dia até irmos embora…
Este Promenade Mall é um centro comercial com um conjunto de lojas e restaurantes um pouco mais “carotes” que são utilizados sobretudo por malta com um nível um pouco mais alto, para jantares de negócios ou ocasiões especiais. Tem um parque de estacionamento gigante onde se fazem eventos especiais com por exemplo combates de boxe (os filipinos são grandes adeptos do boxe e têm um tipo que é campeão de boxe e um dos desportistas mais conhecidos do país – uma espécie de Cristiano Ronaldo das Filipinas…) e que segundo o P.C., sempre que há um combate, o parque fica completamente cheio de gente...

...milhares e milhares de filipinos a gritar com dois tipos aos murros um ao outro, dentro de um ringue… ui… MEDO!!!

Como fomos de carro, acabámos por dar uma pequena volta de carro pela cidade e conseguimos sentir um pouco melhor o palpitar da cidade, como a loucura do trânsito onde toda agente apita que nem loucos, toda a gente muda de faixa sem ligar a traços contínuos, as passadeiras são meros riscos no chão, pois os carro não só não param nas passadeiras com ainda, se tentarmos atravessar assim mais à força, mesmo na passadeira de peões, os carros apitam e “apertam” com o peão para o forçar a sair da estrada rápido.

Os transportes na cidade são feitos através de pequenos “calhambeques” compridos e pequenas minivans de transporte comum, que vão andando e parando pela cidade, aparentemente sem qualquer padrão mas que devem ter uma maneira das pessoas saberem de onde vêm e para onde vão… Aparentemente, são para consumo apenas dos locais… Existem também alguns autocarros dos “normais” mas que são autênticos ferro-velho ambulantes, sem luzes atrás ou à frente, mas claro com umas boas buzinas… sim, que isto para buzinar, não há como o Filipino… sempre a apitar, sempre a apitar…

À volta da zona de Pasig as ruas são todas amplas e iluminadas mas assim que nos afastamos dos edifícios mais altos do centro empresarial de Ortigas Center (que é onde estamos alojados), as ruas tornam-se um pouco mais escuras e estreitas, a casas e prédios mais baixos e com um ar um pouco mais degradado, mas nem mesmo nesses locais me sentiria demasiado inseguro, pois há sempre gente a passar.
Segundo nos disseram, a população filipina ronda qualquer coisa como 90 milhões de habitantes para qualquer coisa como 300.000 km/quadrados… Uma densidade populacional de perto de 300 pessoas por metro quadrado!!!
Assim acaba por ser difícil estar a sós com um assaltante… :-))))))

O que nos aconselharam foram as regras do senso comum - que que evitássemos locais escuros e parques de estacionamento à noite e, sempre que andássemos no passeio, procurar andar sempre mais perto da extrema do passeio junto à estrada pois assim evitávamos a probabilidade de nos encostarem a uma parede ou a um prédio. No entanto, os filipinos são normalmente pequenos e magritos, o que certamente limita um pouco os bandidos a realizarem assaltos a gente mais fraca que eles, ou seja, normalmente, mulheres. Como nós aqui somos um “matulões” ao pé deles, certamente que somos uma presa pouco agradável pois ainda poderiam acabar “sovados”…

Voltámos ao hotel pelas 22:30, cansados pela noite anterior mal dormida e com a esperança que a noite que se avizinha seja mais descansada… Veremos…