quinta-feira, fevereiro 07, 2008

... e você? Existe ou dura?

Pois é meus amigos Moinantes, para quem é visita assídua deste balde de asneiras que é este espaço, deve ter reparado que nos últimos dias tenho estado meio parvo...

Bom... para aqueles que pensaram "nos últimos dias? Meio Parvo? Tu és mas é TODO parvo e é desde que nasceste, ó meu animal?", eu respondo:

Sim, é tudo verdade... mas insisto: nos últimos dias tenho estado meio parvo...

...Lamechas, deprimido, preocupado, sem vontade de fazer nada nem de ver ninguém... e isto porquê?

Porque estive na fase das minhas análises ao sangue....

Para quem não sabe, descobri à dois anos que tenho "vestigios discretos" de uma proteína no sangue que aparentemente não deveria cá estar. A essa condição designa-se Gamopatia Monoclonal de Significado Indeterminado e obriga-me a, de 9 em 9 meses, ir ao Instituto Português de Oncologia, ao serviço de Hematologia, fazer análises para ver se a tal proteína ainda lá está e se o resto dos valores estão dentro dos parâmetros normais...

- Se estiverem, tudo bem... volto dentro de 9 meses para novos exames...
- Se algum dia não estiverem... bom... aí temos um problema que pode ser bastante sério...

No período que antecede a realização dos exames (em termos de exame é uma simples colheita de sangue, nada de estranho...) e a respectiva consulta com o médico (mais ou menos 15 dias após a colheita), este vosso amigo entra em completo parafuso e não há nada que possa fazer para contrariar isso...

e então é nessa altura que fico meio parvo... e faço posts lamechas, visto roupa interior feminina, faço comentário político e coisas do género...

Felizmente fui ontem à consulta e o resultado foi animador... "tudo normal, sem alterações, volte daqui a 9 meses (em Novembro...)..."

O problema é que ando neste "baixo e cima" de 9 em 9 meses e a coisa é mesmo muito chata... é como viver com um faca afiada sobre a cabeça, que pode caír a qualquer momento e a minha vida começa a resumir-se a "antes dos exames, perto dos exames, durante os exames, depois dos exames e novamente antes do exames..."
... e deixem-me que vos diga que o único momento em que me sinto realmente bem é por alguns curtos meses no período "depois dos exames"... e isto não é vida... tenho que comabter isto e fazer alguma coisa...

E para ajudar à festa, desda as minhas últimas análises em Maio de 2007:

- a minha mãe foi operada duas vezes (uma em Agosto e outra a semana passada...)
- Fiquei desempregado
- a minha mulher mudou de emprego (na realidade ficou no mesmo mas com outras responsabilidades e com menos tempo, disposição e cabeça para me aturar as parvoíces...)


Enquanto me debatia com estes meus problemas existênciais, descobri que ontem, fez 400 anos que nasceu Padre António Vieira, grande pregador e orador do século XVII.

Descobri também que, se fosse vivo, o Padre António Vieira certamente teria um blog chamado Moinantes e eu apenas seria seu funcionário (assim tipo Produções Ficticias...).

E ainda descobri que à 300 e tal anos atrás o Padre António Vieira disse uma frase que entrou cá dentro e ficou:

"Somos o que fazemos. Nos dias em que fazemos, realmente existimos; nos outros, apenas duramos."

Pois vou adoptar este lema daqui para a frente pois o que sinto é que, de à uns 2 anos para cá, tenho feito pouco e apenas tenho durado... está na hora de voltar a "existir"...

Quanto a vocês, amigos moinantes, conto com o vosso apoio pois nesta fase sinto que preciso de todo o apoio que me possam dar para andar para a frente com isto... mandem mails e comentários...mandem-me palavrões ou palavras amigas... "calduços" ou palmadas nas costas... empurrões ou carinhos... mas mandem alguma coisa, ok?

...

...ah sim... podem também mandar cheques ou vales postais, OK?


Abraços malta... (estou de volta à acção... eheheh)

Moinantes

1 comentário:

Rita disse...

Gostei da frase de Padre António Vieira. Não conhecia, mas gostei...

Quanto a ti, espero que continues a "existir" por muito e muito tempo.

Estamos cá sempre que precisares (espero que efectivamente contes connosco se achares q te podemos ajudar)e já agora, vamos sentir a tua falta nos próximos meses.

Felicidades!