quarta-feira, julho 30, 2008

O triângulo de Sinalização



Bom, isto há coisas que me deixam sem palavras, e que por mais que eu queira ser um tipo condescendente com a corja mandante, como diria uma amiga, "não há cú que aguente...".

Pois então, chegou a Julho e tive de ir com o meu carripanas à inspecção. trata-se de uma viatura com 21 anos de idade (ou seja, maior e vacinado...) e dirigi-me ao centro de inspecções mais perto da minha casa.

Antes de lá ir, fiz a revisão, vi os faróis, os piscas, as escovas limpa-vidros,... até limpei o cinzeiro...

Quando lá cheguei, segui os trâmites todos até me chamarem para a "Linha 2" e começou a minha saga...

Um jovem, simpático e bem encarado, pediu-me para alinhar o carro e ir acendendo as luzes e os piscas enquanto dava uma volta ao carro com um aparelhómetro esquisito... às tantas diz: "O colete e o triângulo, por favor?"
- Estão na mala - retorqui
- Pode-me mostrar, por favor?
Dirigi-me à bagageira do carro e retirei o colete e o triângulo.
- Este triângulo não dá - disse ele - e este aqui também não - acrescentou enquanto apontava para um segundo trinâgulo que todos os carros Mercedes mais antigos têm presos por dentro na mala da bagageira. Ou seja, ao abrir a mala, o triângulo fica virado para trás e (imagine-se!!!) até reflete (ver foto)...

Nota: O triângulo de sinalização na foto é aquela forma geométrica avermelhada que está uns 25 cms acima do rabo da senhora que tem a cabeça enfiada no porta-bagagens do carro e de onde os leitores masculinos terão alguma dificuldade de deslocar o olhar, certo? Ok...

Continuando...

Como me achei algo entendido na matéria, e sabendo que o triângulo da Mercedes não dá pois não diz "DGV", busquei o outro, que até veio com o carro quando o comprei, e vi que tinha estanpado atrás "D.G.V. - E - 002".

- Olhe, desculpe, mas este aqui diz D.G.V.? Não é isto que eles têm de dizer?...
A resposta foi solene e mecânica tipo " olha-me outro gajo que pensar que é esperto".
- Não, amigo, esse só dá para carros com matricula anterior a 1993.
-?!?
Fiquei tão embasbacado com a explicação que não consegui arranjar inteligência para argumentar, pelo que me calei de imediato, correndo o risco de sabotar de morte o resto da inspecção.

No final da inspecção, acabei com um selo vermelho com 4 apontamentos: a bateria não estava bem fixa, o travão de estacionamento não travava numa roda, os pneus não estavam de acordo com o livrete e o triângulo de sinalização não está de acordo com a norma EN471

Se em relação aos três primeiros, confesso não conseguir rebater com nenhum argumento, fiquei completamente siderado com a história do triângulo... ora vejam o que eu entendi disto...

O meu triângulo, que está novo, nunca foi usado e reflete que é uma maravilha, não serve para o meu carro pois, não obstante ter sido fabricado na Alemanha em 1987, foi importado e matriculado em Portugal em 1997. E por isso não serve, porque aqueles triângulos só servem para carro matriculados antes de 1993!!

Ora aqui ponho uma questão a quem me consiga responder...

Se eu tivesse um carro com matricula de 31 de Dezembro de 1992 equipado com um triângulo igal ao que tenho no meu carro e tivesse uma situação de emergência, o triângulo desse carro não iria cumprir a sua função de uma forma correcta?

Nota: Segundo o Artº88 do código da estrada: "É obrigatório colocar o triângulo de pré-sinalização de perigo (a pelo menos 30 metros do veículo, de forma a ser visível a, pelo menos, 100 metros ) sempre que o veículo fique imobilizado na faixa de rodagem ou na berma ou nestas tenha deixado cair carga.".

Ora presumo então que um triângulo igual ao meu, colocado a 30 metros de uma viatura com matricula de 31 de Dezembro de 1992, é visivel pelos outros condutores a pelo menos 100 metros. Certo?

E o que raio irá acontecer se eu colocasse esse mesmo triângulo a 30 metros de uma viatura com matricula de 1 de Janeiro de 1993 ?!? Não vai reflectir?!?! Vai ficar feio!?!? Transforma-se em estrume!?!O que raio acontece!?!?

Isto é estupido ou não é?

Se me dissessem assim "Olhe, sabe, esse triângulo já não serve porque agora TODOS os carros têm de ter um triângulo homologado de acordo com a norma europeia EN471", eu até aceitava...

Fónix, mas dizerem-me "Não, esse triângulo não dá para o seu carro mas dá para um carro com matricula anterior a 1993", eu lamento, mas não entendo.

No entanto, confesso-me resignado a tamanha estupidez legislativa, e lá vou ter de comprar uma porcaria de um triângulo homologado com a porra da norma europeia EN471, porque o meu carro, que até tem data de fabrico de 1987, não tem matricula portuguesa anterior a 1993...

Há coisas que nem vale a pena tentar perceber, pois são sem dúvida redutoras de QI... é fazer o que eles querem e defecar no assunto...

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois a mim também aconteceu uma interessante há três anos: na véspera da inspecção tive um furo. Meti o sobresselente e quando fui buscar o pneu remendado meti-o no lugar do sobresselente e nunca mais pensei nisso. Apesar das medidas de todos os pneus serem as mesmas e o rasto quase rigorosamente igual, aproveitaram o facto para me obrigarem a ir lá outra vez para me sacarem mais uns euritos. Que tinham de ser da mesma marca, 2 a 2, e que os de trás eram um Firestone e outro Continental. Propus-me trocar os pneus ali mesmo à porta, até porque tudo o resto no carro estava impecável, mas nada feito! Tive de lá ir outra vez vinte minutos depois e pagar novamente. Chulos!!! Agora vou mais longe, tenho 3 carros, mas nunca mais lá me apanham um cêntimo...

Quantum disse...

Sem palavras.

Abraço,

Unknown disse...

Nos postos de inspecção fazem de tudo para nos levar mais dinheiro. A última inspecção que tive com o meu carro c/ 19 anos não me consideraram a direcção alinhada e embora fosse culpa minha, pois não tinha posto os pneus, de borracha macia, à mesma pressão. Pedi para o fazer ali, no momento, pois tenho um pequeno compressor de ligar ao isqueiro mas, nada. Já tinha saído da linha.