quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Ao meu amigo Malheiro: Obrigado


Pois é amigos, ao fim de largos anos a fugir com o rabinho à seringa, acabei hoje por deixar gigantescamente satisfeito o meu amigo Luis Malheiro, aliás, Comandante Luis Malheiro.

Isto, porquê?

Bom, talvez seja importante localizar a coisa no espaço e no tempo.

Sempre fui um moderado amante de simuladores de computador: carros, aviões, barcos, e até comboios. Agrada-me sobretudo o realismo que esse programas transmitem e que nos transportam para realidades virtuais onde podemos fazer coisas que normalmente ou sem algum investimento (de tempo e muitas vezes de dinheiro) não conseguiríamos fazer.

O Luis Malheiro, que era o meu director na empresa onde trabalhei, sempre foi um fanático do Microsoft Flight Simulator 9 e, através dele e do seu entusiasmo, aperfeiçoei mais as minhas técnicas de voo nesse jogo e aprendi a jogar nele de uma forma mais realista e eficiente.
O Malheiro ensinou-me conceitos básicos de voo, como levantar voo, como virar, como aterrar, como entender os inúmeros instrumentos de um avião tão complexo como um Boeing 747 ou um Airbus A310. E com estes conceitos, comecei a gostar cada vez mais do voo (simulado) e de gastarmos boas e longas horas a jogar em rede o Microsoft Flight Simulator 9 e Microsoft Flight Simulator X, onde voávamos e nos divertiamos à grande.

Há uns 4 ou 5 anos atrás, o Luis Malheiro (meu chefe, na altura...), chegou-se ao pé de mim e disse-me: "Vou tirar o curso de piloto de ultraleves". Fiquei contente por ele pois sabia que era um projecto que ele ambicionava e estava a ter a iniciativa de concretizar uma realização pessoal.
No entanto ele disse-me também "E depois, quando tiver a licença, vens voar comigo!"

Aí a coisa parou logo!! Isso é que não... tirar o Moinantes do chão e ainda por cima numa caranguejola com motor de corta-relvas, isso é que não!!

Ele concluiu o curso algum tempo depois, realizou a horas de voo a solo que assim o obrigaram e quando pode, veio logo ter comigo e disse: "Vá pá, já posso levar passageiros... quando é que vens voar comigo??"

Bom, isto de voar com ele no Flight Simulator era uma coisa, mas ir voar mesmo a sério, era outra e, por ser um cobarde miserável, escapei-me sempre.

Em Janeiro de 2007, o Luis Malheiro saiu da empresa e a vida acabou por levá-lo a abraçar um projecto no Campo de Voo de Benavente, onde sempre teve e tem o seu avião, e hoje em dia tem responsabilidades no campo mas sempre que pode, dá uma escapadinha para voar.
Pela relação profissional muito boa que mantivémos ao longo de 7 anos de trabalho juntos, acabámos por desenvolver laços de amizade que muito prezo, pois é uma pessoa de luxo.
E por isso, era hábito ligar-me e chatear-me sempre "então pá, quando é que vens voar comigo?".
E eu..., pisga-te Moinantes... Ora era a máquina fotográfica que estava avariada, ou era porque estava doente, ou ... ou... porque ... porque tinha de me ir embora... enfim, tudo eram boas desculpas para não tirar o meu coiro do chão, a bordo daquelas máquinas diabólicas...

No entanto, a minha vida também me fez dar uma volta grande e começar a vê-la de outros prismas. Se eu gosto imenso de voar, se até tenho um espirito aventureiro, porque raio estava com mariquices com esta coisa?

E então, num dos telefonemas que trocamos de vez em quando para sabermos como vão as coisas, resolvi avançar :"Malheiro... marca um dia e vou voar contigo!"
Claro que está que o Malheiro soltou uma daquelas altas gargalhas que, quem o conhece, sabe como são... e disse: "Isso queria eu ver!!!"

Pois bem, hoje dia 19 de Fevereiro de 2008 fui voar com o Comandante Malheiro, que me fez um passeio inesquecível pelas planicies ribatejanas e me fez pensar "Porque raio levei tanto tambo a vir fazer este voo??"

Ao meu amigo Malheiro, fica então o meu obrigado pelo magnifico voo de hoje e agora, olha... das próximas vezes que for a CVB, garantidamente que não passamos sem um voltinha de "caraguejola com motor de corta relva..." eh!eh!eh!eh!

Um abraço e algumas fotos...



sábado, fevereiro 14, 2009

World Community Grid - 1.000.000 de pontos


Hoje há mais uma razão para o Moinantes estar de parabéns... de parabéns pelo facto de ontem mesmo ter atingido um bonito número de pontos no programa do World Community Grid.

O World Community Grid é uma comunidade de investigação que utiliza o sistema de grelhas de Pc's. Basicamente que utiliza a computação do seu PC pessoal durante o período de inactividade para receber de servidores de investigação parcelas de ficheiros resultados de investigação em diversas áreas como o virus da SIDA, o cancro ou a descodificação do Proteoma Humano, entre outros.
Assim, enquanto vai fazer um xixi, fumar um cigarro ou ter relações sexuais (para quem tem essa sorte...), de cada vez que deixa o seu PC ligado sem lhe estar a mexer, pode estar a contribuir para qualquer uma destas causas...
Claro está que, quem deixa o PC parado para ter relações sexuais mas sofre de ejaculação precoce (nos homens) ou frigidez (nas mulheres), o tempo de computação deverá ser curto... Neste caso, creio que o vosso sucesso no WCG em termos de pontos será miserável... levarão uns bons 20 ou 30 anos a fazer 1.000.000 de pontos, ao contrário aqui do garanhão do Moinantes que atingiu o milhão em menos de 3 anitos... oh yeah!!
(Nota: não respondo a comentários sobre o facto deste aparte ser considerado publicidade enganosa...)

O World Community Grid constitui assim um programa de computação em grelha e, tem associado um sistema de atribuíção de pontos, em função da quantidade e qualidade dos dados computados pelo(s) seu(s) PC(s)...

O Moinantes, também pelo seu carácter humanista, juntou-se assim a este projecto à cerca de 2 anos e meio e ontem atingiu a fantástica soma de 1.000.000 de pontos, o que faz do Moinantes estar entre os 14.000 utilizadores mais contributivos em todo o mundo e em 48º lugar no ranking nacional.
Se em Portugal os utilizadores são pouco menos de 1500 com perto de 6.000 pc's , em todo o mundo são mais de 450.000 com mais de 1.000.000 de computadores...
Ao longo deste 2 anos e picos tive computação correspondente 3:187:18:11:24 ( 3 anos, 187 dias, 18 horas, 1 minutos e 24 segundos), pois tenho vários pc's a fazerem computação (os de casa, do trabalho, etc...)...
Para verem a força da coisa, o total de computação por dia do WCG é de mais 135 anos!!... ou seja, conseguem analisar em um dia o que conseguiria um simples PC fazer em 135 anos, 24 horas por dia... é simplesmente fantástico...

Deixo mais uma vez aqui o apelo aos vários moinantes e restantes ruminantes de 2 ou mais patas que visitam este balde de cócó que é este blog, que se juntem a este projecto... É gratuito, não custa nada a inscrevre-se e sobretudo não sobrecarrega o vosso PC pois apenas actua como um screen saver (protecção de ecrã)... assim que retomem o controlo do vosso pc, o processamento fica parado e não torna o PC mais lento...
Vá lá, em vez de terem as porras das estrelas ou janelas a voar ou as fotografias deprimentes das férias passadas, tenham uma coisa que faz sentido...

Fica o link http://www.worldcommunitygrid.com/ e juntem-se à equipa do moinantes em
http://www.worldcommunitygrid.org/reg/viewRegister.do?teamID=14RXM39WQ1... e se precisarem de ajuda, avisem que eu ajudo a instalar... e de borla...

Assim, no vosso trabalho, enquanto estiverem a coçar micoses antigas e a ronhar, ponham pelo menos os vosso PC's a fazer alguma coisa... ou seja...Façam alguma coisa enquanto não fazem nada...

E se o chefe chegar e perguntar o que estão a fazer podem sempre responder que estão a fazer investigação... fixe, né?

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

João Aguardela (1969-2009)


Com 39 anos, partiu, mais uma vitima do cancro...

Todos claramente se lembram da sua vida de marinheiro ou o vamos ao circo... outros lembrar-se-ão do seu projecto A Naifa...

Eu, pessoalmente, prefiro lembrar antes que "Ela sorriu, e ele foi atrás..."
"ela despiu-o, e ela o satisfaz..."

Recordo antes que "Passa a noite e passa o tempo devagar"
"já é dia, que já é hora de voltar"

Porque...

"Aqui ao luar, ao pé de ti, ao pé do mar"
"Só o sonho fica, só ele pode ficar..."

E é o que ficará para sempre, amigo... ficará para sempre o sonho...

Boa viagem, João, até qualquer dia...

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Parabéns, Moinantes...



Hoje, enquanto dava um jeito em alguns posts percebi uma coisa fantástica: No passado dia 7 de Fevereiro, o Moinantes fez 4 anos(!!).

Quando, em 7 de Fevereiro de 2005, resolvi criar um blog, a minha única intenção era fundamentalmente escrever sobre todas aquelas parvoíces que jorram abundantemente deste esgoto ideológico que é a minha cabeça.

Tinha montes de idéias, muitas críticas, muitas parvoíces... e ainda tenho...

Ao longo destes 4 anos de emissões (semi) regulares, o Moinantes foi sofrendo transformações: o blog foi-se mudando em termos de conteúdo e eu fui sofrendo mutações, talvez resultado de radiações emitidas pelo meu computador e pelo facto de amiúde snifar escapes dos autocarros da Carris...

Vou fazer aqui um parentesis sobre este assunto, pois apraz-me dizer algo:

Os gases de escape dos autocarros da Carris que deixaram de fazer mal aos pulmões e passaram a fazer mal ao colesterol...

Porquê? Com os novos autocarros a biodiesel, quem é que, ao passar o 81 junto ao Beato, já não sentiu aquele cheirinho a óleo de fritar batatas em vez daquelas saudosas baforadas pretas de monóxido de carbono?
Pois é, a velha instituíção da "baforada preta" está a ser cuidadosamente extinta, caminhando para o seu fim. O velhos autocarros a cheirar a gasóleo e a aquele mix de catinga, Old Spice e couve lombarda cozida..., meus amigos, já eram!!

Agora, são autocarros com ar-condicionado, estofos confortáveis e que não fazem baforadas pretas... fazem baforadas a óleo de fritar batatas!! Este mundo está todo trocado...

Fim de parentesis.

Voltando aos 4 anos do Moinantes, e analizando alguns posts ao longo do tempo, é engraçado como eu me fui transformando e sobretudo lembrar-me do meu estado de espírito aquando a redacção de cada post. É um exercício engraçado recordar momentos de alegria, momentos de tristeza, estados de graça e de desgraça, ausências e retornos, dores e alegrias...

O Moinantes foi-se tornando ao longo dos tempos um ponto amigo onde escrevo as minhas alegrias, as minhas amarguras, onde me confesso e me demonstro. E isto, meus amigos, resume-se a duas conclusões:
- Que os blogs são mecanismos engraçados para nos demonstrarmos;
- Que sou um triste, pois em vez de falar com um amigo, escrevo num blog.

Mas ainda assim, e assumindo a minha condição de "triste", confesso que é mais fácil para mim "falar" com o blog para quem me quiser ouvir/ler, do que abrir-me com um amigo.
(Nota de moinante: "abrir-me", neste contexto, não tem qualquer conotação com flatulência.)

E sobretudo acho engraçado quando amigos me ligam e me perguntam pelos meus pais, ou se estou melhor, ou se já resolvi certo assunto. Quando isso acontece, pergunto como sabiam disso e dizem-me "Sabes, li no teu blog..."... E fico assim a perceber que afinal ainda há gente a visitar o meu blog, e que ele serve, quanto mais não seja, para os meus amigos saberem que estou vivo e a escrever...

Em jeito de conclusão, e aproveitando a linha de racíocinio dos meus amigos, quero apenas deixar um forte abraço aos visitantes regulares (aquelas 2 ou 3 pessoas que ainda conseguem conter o vómito ou que usam o Moinantes como laxante regulador do trânsito intestinal...) e esperar que vos tenha servido bem ao longo destes últimos 4 anos, com momentos de seriedade, de completa idiotice, de alegrias e de tristezas, e que eu consiga continuar a manter o nível no mesmo ponto que esteve nos últimos anos... ou seja, algures entre a lixeira de Vale Milhaços e a ETAR de Alcântara...

Assim, abraço aos rapazes e beijinhos às meninas, sendo este beijinhos aplicados nas meninas onde melhor vos servir ou vos der mais alegrias e vos transmita sensações de bem estar e momentos de significante relaxamento emocional... certo?

Só para esclarecer bem, os abraços aos rapazes são só abraços e pronto... daqueles normais entre homens... tipo 2 segundos só e mais nada, tá?...nada de paneleirices, ok?

Fiquem bem e façam o favor de ser felizes...

Moinantes

domingo, fevereiro 08, 2009

Ne me quitte pas - Jacques Brel



Uma das canções da minha vida...

A letra é simplesmente das mais belas coisas que já se fez...

Composta e escrita em 1959 por Brel, é dedicada a Suzanne Gabrielle, sua ex-mulher, durante a sua separação...
Pode ver aqui no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=zIP9UHtvk1g&NR=1), a mais bela das interpretações de Brel, com a mais fogosa e sentida interpretação de uma música que alguma vez alguém teve, ou terá... e com tradução em Portugês, para quem não é familiar com a língua francesa...

De cortar a respiração...


"Ne me quitte pas" - Jacques Brel


Ne me quitte pas
Il faut oublier
Tout peut s'oublier
Qui s'enfuit deja
Oublier le temps
Des malentendus
Et le temps perdu
A savoir comment
Oublier ces heures
Qui tuaient parfois
A coups de pourquoi
Le coeur du bonheur
Ne me quitte pas
Ne me quitte pas
Ne me quitte pas
Ne me quitte pas...

Moi je t'offrirai
Des perles du pluie
Venues de pays
Oui, il ne pleut pas
Je creus'rai la terre
Jusqu'apres ma mort
Pour couvrir ton corps
D'or et de lumière
Je f'rai un domaine
Où l'amour s'ra roi
Où l'amour s'ra loi
Où tu seras reine
Ne me quitte pas
Ne me quitte pas
Ne me quitte pas
Ne me quitte pas

Ne me quitte pas
Je t'inventerai
Des mots insenssé
Que tu comprendras
Je te parlerai
De ces amants la
Qui ont vu deux fois
Leurs coeurs s'embrasser
Je te racontré
L'histoire de ce roi
Mort de n'avoir pas
Pu te rencontrer
Ne me quitte pas
Ne me quitte pas
Ne me quitte pas
Ne me quitte pas...

On a vu souvent
Rejaillir le feu
De l'ancien volcan
Qu'on croyait trop vieux
Il est parait il
Des terres brulées
Donnant plus de blé
Qu'un meilleur avril
Et quand vient le soir
Pour qu'un ciel flamboie
Le rouge et le noir
Ne s'épousent ils pas
Ne me quitte pas
Ne me quitte pas
Ne me quitte pas
Ne me quitte pas...

Ne me quitte pas
Je n'vais plus pleurer
Je n'vais plus parler
Je me cacherai la
A te regarder
Danser et sourire
Et t'écouter
Chanter et puis rire
Laisse'moi devenir
L'ombre de ton ombre
L'ombre de ta main
L'ombre de ton chien
Ne me quitte pas
Ne me quitte pas
Ne me quitte pas
Ne me quitte pas...