terça-feira, janeiro 18, 2011

Manila, dia 1 – Trabalhinho é que é bom…

O jetlag acabou por se dar um pouco mais forte hoje. Acordei cedo devido à minha consistente estupidez pois deixei o despertador do telemóvel ligado para as 5:00 da manhã (hora a que acordei no dia da saída de Lisboa).
Resultado: Acabei por não dormir o que devia e acabei por passar o dia todo “queimadinho” a fazer levantamento da pálpebra, especialmente após o almoço.

O tempo está mais ou menos como ontem (nublado mas não demasiado quente, talvez uns 28º C / 30º C).

Saímos do Hotel pelas 9:00 pois ainda tinha que encontrar o edifício do escritório da empresa, mas acabou por ser uma agradável surpresa, uma vez que fica a 2 minutos a pé do hotel, utilizando a porta das traseiras. Se saíssemos pela porta da frente, teríamos de contornar o quarteirão e assim demoraríamos muito mais (talvez uns 5 minutos… :-))) )
Encontrámos um cafezinho junto ao edifício do escritório (Coffee and Donuts) onde tomámos o pequeno-almoço e começámos a trabalhar pelas 9:30.
Finalmente encontrei cara a cara a malta com quem tenho trocado infinitos mails de trabalho e não deixa de ser curioso o facto das ideias que acabamos por gerar no que respeita ao aspecto de uma pessoa com base apenas na sua voz ( um pouco à imagem dos locutores de rádio, que quando os vemos na televisão ou numa foto, acabam por ser pessoas tão diferentes daquelas que imaginávamos…)

O P.C. e o J.T., os colegas filipinos, receberam-nos com toda a simpatia e foi bastante agradável começar a trabalhar com eles aqui.

Fomos almoçar ao centro comercial The Podium ao Banana Leaf que é um restaurante de comida asiática (tipo Singapura e indonésia, não particularmente filipina…) onde comemos uma quantidade de comida exorbitante. Com habitual em mim, deixei ao cuidado do P.C. a escolha dos pratos uma vez que ele é que sabe o que é bom e o que nós poderíamos gostar ou não. Acompanhado de uma bela água de coco, a comida estava deliciosa.

O centro comercial The Podium, fiquei eu a saber, é um centro comercial do tipo gourmet, ou seja, as lojas e os restaurantes são para uma classe mais alta e os seus preços são mais elevados. Segundo eles, caso pretendamos comprar prendas para levar, o Mega Mall é mais em conta pois é um centro comercial bem mais para a classe trabalhadora, ou seja, bem adaptado a mim… Não se pense no entanto que se trata de um centro comercial da "tanga"… é um centro comercial à imagem de um Colombo ou Almada Forum, com tudo bem amplo e limpo. Até à três anos atrás, o Mega Mall era o maior centro comercial da Ásia, mas agora é o sexto maior, uma vez que os chineses e restantes vizinhos são completamente loucos por centros comerciais gigantes.

De volta ao trabalho da parte da tarde, sofrendo de tonelagem palpebriana (ou seja, um peso gigante no olhos que dificultava a abertura dos mesmos…) lá levámos a tarde de formação com tranquilidade.

A sala onde ficámos no escritório tem um vista privilegiada sobre Pasig (zona de Manila onde estamos…) e o 17º piso acaba por nem ser muito alto em relação aos enormes edifícios que nos rodeiam. Rodeado de edificios e parques de estacionamentos, mas não deixa de ser uma vista bem interessante quando olhamos para as montanhas ao fundo.

À noite, o P.C. marcou novo jantar para, e para não variar, num outro Centro comercial a 15 minutos do escritório chamado Shangri-la, num restaurante chamado Sumo Sam. Este Centro comercial é também, à semelhança do The Podium, um centro comercial para pessoas mais abastadas se bem que para mim, parecem-me todos iguais: gigantes e cheios de gente…
Ao jantar já contámos também com a presença do colega filipino C.O., que esteve fora do escritório e que só voltou ao final do dia. Simpático como todos, foi mais uma agradável companhia.

Assim, boa companhia, boa comida e uma troca de experiências de particularidades de ambos os países de origem assim como as diferenças culturais que acabamos por ter, encontrámos no entanto um ponto em que na realidade não diferimos tanto assim: a corrupção da classe política, assim com a sua “cara de pau” com situações de problemas com a justiça.

Depois de vários anos a serem “geridos” pela família Marcos (quem não se lembra da história da sua mulher Imelda Marcos que se encontra no guiness book of records como a dona da maior colecção de sapatos do mundo – 3000 pares de sapatos.), a classe política tornou a ter problemas com casos de corrupção com o presidente Joseph Estrada, deposto devido a um caso de corrupção após ter questionado um alto responsável da comissão de eleições no sentido de tentar obter informação sobre o estado das contagens de votos…

Actualmente, existem diversos senadores com casos de corrupção pendentes, mas que mesmo após penas de prisão efectivas e escutas telefónicas publicas, não abandonam a vida política e mantêm-se no poder, sendo votados pelo povo…

Onde é que eu já vi isto?!?

Voltámos para o hotel pelas 22:00, caminhando tranquilamente pela rua, junto ao Mega Mall, atravessando a rua junto a St. Francis Market (o mercado da pirataria, segundo J.T….) onde poderemos encontrar filmes em DVD por 40 Phps (menos de 1 euro…) bem como software pirata, roupa e outros afins… assim a "Feira do Relógio" cá do burgo… Tenho de lá passar durante o dia para dar uma vista de olhos e ver se trago alguma coisa que valha a pena...

Já no quarto, estoirado, deitei-me na cama, vestido e tudo, e acabei por entrar em “modo de suspensão” após pouco mais de 30 segundos… no entanto, muito a custo, ainda consegui levantar-me para me despir e deitar-me convenientemente, antes de fazer o “shutdown” final do dia…