quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Fotos de Sintra (Barragem do Rio da Mula)

Hoje fui dar uma volta pela serra de Sintra, mas do lado de Cascais (Lagoa Azul, Barragem do Rio da Mula, Malveira da Serra...) e terminei na Praia do Guincho.

Em tempos de jovem inconsciente, cheguei a saír de casa às 10 da noite, com chuva e trovoada, para ir acampar dormir à barragem.
A Barragem do Rio da Mula era sítio onde diversa vezes fui lavar a alma... não concretamente nas águas, mas antes nas suas margens, nas suas infinitas sabedorias.

Nada se compara ao amanhecer na Barragem depois de um dia de tempestade... os cheiros da natureza, os canto dos pássaros e a imagem da barragem cheia de água, com a terra a cheirar a molhado...

No entanto, há um provérbio chinês que diz: "Nunca voltes ao local onde já foste feliz, pois só encontrarás erva rasa por entre as pedras do chão"
Hoje quando voltei, ao fim de muitos anos, encontrei o sítio deveras diferente... não tanto o aspecto, se bem que a barragem está mais baixa (não obstante as chuvadas dos últimos dias...), algum lixo espalhado, e alguns carros parados com gente deveras suspeita, com ar de quem vai fazer algo ilícito...

Na realidade a grande diferença estava nos olhos que agora olhavam aquele local que durante tanto tempo foi quase de culto, um santuário. Não me senti como pensei que pudesse sentir novamente, mas depois de atravessar para o outro lado e ir ao sítio onde costumava armar a tenda, sentei-me por uns minutos observando a barragem e o encanto estava lá... lá muito ao longe... lá no fundo das minhas memórias...

Mais uma vez, Sintra, a minha paixão, a tocar-me no ombro e a dizer: "Ainda cá estou, podes sempre contra comigo..."

Soube-me bem lá voltar...








2 comentários:

Maria do Mar disse...

Ainda não descubri o percurso, tenho curiosidade de conhecer. Sintra para mim é mais que um medicamento para todos os males.

Maria do Mar disse...

Ainda não descubri o percurso, tenho curiosidade de conhecer. Sintra para mim é mais que um medicamento para todos os males.