terça-feira, abril 15, 2008

Saudades de Casa...


Depois de uma semana de cão, a ganir com dores de cabeça, febre e dores no corpo, estou já totalmente recuperado da minha maleita...


Ainda estou a acabar os antibióticos (até 4ª feira, amanhã) mas só por uma questão de finalização de tratamento, pois sinto-me bem e sem nenhum sintoma.


O único sintoma que sinto é mesmo algumas saudades de casa, das minhas miúdas todas (as M&M e a minha mulher, C.)...


Quando temos tudo ao nosso alcance não damos o devido valor a coisas que assumimos como adquiridas: a familia, a saúde, os amigos, a nossa casa, o nosso trabalho, e tudo o resto que possam imaginar...


No entanto a vida prega-nos destas partidas e de vez em quando dá-nos o que se chama um "abrólhos": um abrólhos é um sinal que nos avisa da nossa vulgaridade, da nossa mortalidade e das coisas que nos rodeia são resultado de trabalho para as termos adquirido, mas que requerem muito mais trabalho para as manter, sem as perder ou deixar cair no esquecimento...


Sexta-feira desta semana (dia 18 de Abril), é um dia especial para mim e para a minha mulher: faremos 10 anos de casados. Em 10 anos de casados sempre passámos juntos esta data. E ao longo de 10 anos, tivémos aquilo que todos os casais de certeza já tiveram: momentos bons, momentos bestais, coisas excelentes, mas também momentos que nos fizeram pensar se nós valeríamos a pena, os dois enquanto casal, enquanto marido e mulher, enquanto familia. Tivémos discussões sobre coisas sérias, sobre coisas sem importância nenhuma, e por muitas vezes até nos démos ao trabalho de arranjar coisas para implicar e discutir... que coisa mais parva...


Esta minha ausência de casa tem me transmitido alguns ensinamentos que levarei comigo e que estou a absorver de uma forma que só eu consigo entender e que não vos consigo explicar. No entanto posso dizer-vos que tenho olhado por cima do ombro e tenho visto que tenho sido muito idiota e imbecil em muitas coisas que tenho feito ao longo da minha vida, especialmente a muitas pessoas que gostam de mim.


Por isso, pressinto que a minha forma de encarar os problemas, as dificuldades e as contrariedades sofreram uma alteração de conceito, depois de tudo o que, interiormente tenho sentido aqui em Angola: as saudades, a ausência das minhas filhas, da minha mulher, dos meus pais, dos meus amigos... da minha vida...


Estou em Angola à 25 dias e tenho como meta a minha partida para 6 de Junho, ou seja, 1 mês e 20 dias, a contar desde hoje... Confesso que aguentei bastante bem (melhor do que estava à espera, confesso...) estes 25 dias passados, com os altos e baixos normais, e agora apenas espero que consiga suportar bem os próximos 51 dias até à minha volta a Portugal.


No entanto, estabeleci um limite, que apenas eu sei qual é, e que caso sinta que o esteja a atingir ou mesmo ultrapassar, aí terei que fazer as malas mais cedo e voltar... porque é o mais honesto para com as pessos que estou a trabalhar, porque o dinheiro não é tudo e a sanidade mental de uma pessoa também precisa de ser preservada... até a minha!!!


Não quero terminar este post lamechas com um obrigado especial a todos os amigos e amigas que ao longo destes dias me continuam a mandar mails e a chamar por mim pelo msn e skype, ligando-me a eles e ajudando-me a passar o tempo e a minimizar a saudades...


Agora vou voltara ao trabalho pois isto assim não é vida...


Abraços Moinantes para todos e um beijo grande para as minhas M&M e um muito especial para a C. (amo-te...)

1 comentário:

Unknown disse...

Meu amigo faço votos de que já esteja totalmente recuperado da sua doença, que pelo que entendi pelas suas palavras é paludismo.
E boa viagem de regresso a Luanda e à sua família.
Espero que Luanda continue linda como a conheci já faz uns anitos