domingo, maio 11, 2008

16 Anos, 11 Dias e 11 Meses - um tal de Rui Costa...

Eu, a Esmeralda, o Pedro, o Rui e o Luís, saímos de casa, em Mem-Martins, no AX vermelho da mãe do Rui e do Luis pelas 15:00, em direcção ao velho estádio da Luz.
Objectivo? Ver a final do campeonato do mundo de juniores em futebol que estava a ter lugar em Portugal e onde Portugal ia defrontar o Brasil.


Depois de já termos ido ver o Portugal-Argentina numa outra noite quente de Junho e de termos ganho por 3:0, faltava a cereja no topo do bolo: a final.

Chegámos cedo mas o estádio já rebentava pelas costuras... Rebentava tanto que acabaram por abrir as portas e encher aquela estádio saudoso e magnífico com 130.000 espectadores (127.000 são os números oficiais mas garanto-vos que da forma como os corredores estavam cheios, a coisa rebentou as costuras e tudo...)

Depois de uma volta ao estádio e de algumas tentativas de nos sentarmos nos muros ou onde houvesse espaço (todas elas goradas por diversas latas de cerveja arremessadas de cima...), acabámos por ter de ir embora, mas não sem antes, já cá fora do estádio, deixar de vender os nossos bilhetes (não rasgados) a um tipo. Realço que o tipo pagou uma nota preta, por 5 bilhetes, para entrar num estádio aberto e sem lugares...

Acabámos o dia em Queluz, numa marisqueira, a ver o jogo e a comer uma valente mariscada à conta da venda dos bilhetes...

Ganhámos o jogo nos penáltis com o último dos golos a ser apontado por um tal de Rui Costa...


Estávamos no dia 30 de Junho de 1991...


Nota adicional: Tanto eu como o Rui Costa tínhamos nesse dia 19 anos...

Hoje, dia 11 de Maio de 2008, foi a despedida com o último jogo de futebol do Rui Costa, já no novo estádio da Luz, meio atravessado ao anterior, mas ainda na mesma zona, que me apercebi que já passaram nada mais nada menos do que 16 anos, 11 dias e 11 meses desde esse dia...

Agora, com 36 anos, fico um pouco melancólico ao ver alguns dos que vieram a ser os meus ídolos da bola enquanto jovenzinho, a reformarem-se por serem "veteranos": O Figo, o João Pinto, o Vitor Baía e tantos outros... e agora o Rui Costa...

São nestas pequenas e aparentemente coisas sem significado nenhum que nos vamos lembrar de episódios antigos e de coisas que nos fazem lembrar de momentos agradáveis com pessoas que prezamos e que gostamos de estar...

E se tenho a possibilidade de manter contacto com o meu amigo Rui, lamento muito as saudades que sinto do meu amigo Luís, que esteve connosco nesse dia quente de Junho de 1991...


Resta-me lembrar-me desse já distante dia como um momento inesquecível que hoje recordei com alguma saudade...


Quem sabe não me lembro deste dia daqui a 16 anos, 11 dias e 11 meses?

Sem comentários: