quinta-feira, maio 01, 2008

De volta à base...

Pois é, amigos moinantes... já voltei a Portugal...

Mais cedo do que o previsto, por nenhuma razão importante, mas porque as coisas se coadunaram desta forma...

O trabalho parou durante algum tempo e comecei a ficar com tempo livre para ter saudades de casa... e como já tinha decidido que voltava a 16 de Maio, estava disposto a começar rapidamente um outro projecto que ia começar (uma coisa em grande...).
O problema foi que a pessoa responsável da empresa onde ia decorrer o projecto, ausentou-se do país por uns dias e a coisa foi derrapando no tempo. O início do projecto atrasou, o que faria com que muito dificilmente o pudésse terminar até dia 16.
Assim, juntou-se a "fome com a vontade de comer" e como já tinha vontade de voltar para casa, falei com o RE e disse-lhe o que pretendia fazer. Como seria de esperar, o RE entendeu e disse que assim sendo nem havia necessidade de esperar até 16 de Maio e que podia voltar antes... o que aconteceu, na passada sexta-feira...

O episódio foi relativamente caricato...

Fui à TAAG na sexta feira, às 10:30 da manhã e perguntar se tinham voos para Lisboa na terça-feira.
- Na terça, não há voos para Lisboa. É o único dia da semana sem voos
- Então segunda?
- Segunda há, mas estará sujeito a confirmação na segunda de manhã...
- ?? ou seja, posso não voar na segunda, é isso?
- Sim, é isso...
- Então e sábado ou domingo?
- Não há lugar... tudo cheio no fim de semana...

Como teria que voltar até terça feira, pois o pessoal da empresa, na quarta à noite ia todo voar para o Lubango, comecei a ver a minha vida a andar para trás e a ver que o RE ainda tinha que ficar em Luanda por minha causa. Foi então que tive uma iluminação...
- E hoje? ainda tem lugar para hoje?
A moça dedilhou violentamente o teclado e respondeu-me:
- Hoje ainda tem...
Pensei e disse:
- Tá bem... a que horas é?
- Às 22:00, check-in às 18:00...
- Ok! - disse eu - marque então...

E assim foi, partir em meia dúzia de horas, fazer a mala, ligar ao pessoal todo a despedir-me e em menos de 24 horas depois de estar na TAAG a tentar marcar voo para 5 dias depois, estava na Portela a dar um beijo à minha mulher... até estava meio tonto...

Desta experiência por Angola, trouxe coisas comigo que não consigo explicar... O país é tão diferente, as pessoas são tão especiais, a vida é tão diferente, que nos deixa preplexos da forma como nos conseguimos adpatar a situações e condições tão diferentes das que estamos confortavelmente habituados em Portugal.
Creio que o tempo que estive em Angola e as condições em que lá estive, permitiram-me conhecer de uma forma inenarrável a realidade de um povo e de uma sociedade à procura do seu rumo. As inúmeras dificuldades que presistem em empurrar o povo para baixo, são as mesmas que lhes transmitem força para os forçar a vir cá a cima. E isto é o que faz o povo de Angola ser tão forte e resistente.
Trago Angola no coração e espero poder voltar em breve, para poder olhar de outra forma para tudo aquilo que subliminarmente fui recebendo e que trago como recordações.

Como nota final, para as pessoas com quem tive o privilégio de me deixarem privar da sua companhia, apenas tenho uma palavra adicional a tudo o que já lhes disse:

Obrigado!

E agora que estou de volta, está na hora de dar rumo à minha vida...

Vão voltando... nos próximos dias devem haver novidades...

Abraços Moinantes

Sem comentários: