domingo, fevereiro 26, 2012

Facebook e as pessoas... cenas estranhas!!

Bom dia , gente feliz e bonita.

Vou dissertar sobre um tema que certamente já foi amplas vezes abordado: o Facebook e as relações entre as pessoas...

Sendo uma rede social, poderíamos concluír de uma forma quase certa que o Facebook iria juntar e unir mais as pessoas. E se o faz no sentido aritmético da coisa, porque eu e tantas outras pessoas acabaram por encontrar amigos e conhecidos com quem tinham perdido contacto e que o conseguiram através do algoritmo criado por esta rede, curiosa e antagónicamente, também com o Facebook, se desvaneceu amplamente o contacto com as pessoas com estávamos habitualmente mais próximo.

Isto é...deixámos de telefonar tantas vezes ou "passar lá em casa" só para saber se estava tudo bem pois basta ir ao "mural" e, de uma forma mais ou menos directa, perceber se estão bem ou se estão menos bem, se estão gordos ou magros através das fotos, se têm muito ou pouco trabalho, através das quantidades de posts...

Confesso que, sendo um facebookista activo, observo com apreensão a diminuíção do contacto real entre as pessoas. O encontrar num fim do dia para beber uma cerveja e falar um bocadinho, o encontrar no fim de semana para tomar qq coisa numa esplanada ou mesmo, o convite para sair, almoçar, ver um museu e acabar o dia cansado mas com a recompensa de uma abraço forte ou de um beijo recomfortante.

Mas isto, meus amigos, não se pode culpar o apenas o Facebook... e muito menos a crise!!

Lamentavelmente, são mesmo as pessoas que estão cada vez menos disponiveis para fazer estas coisas...
E o Facebook não é mais do que uma desculpa como as clássicas:
- "agora tenho os miúdos, não tenho tempo..."
- "não tenho paciência nenhuma para isso... tenho um trabalho que me ocupa imenso ..."
- "tenho roupa para lavar, estender e passar... e tenho de aproveitar este fim de semana pois vai estar sol...".

Para além disso, o Facebook é a também a máxima desculpa para justificar o facto de se dizer e saber tudo mas sem aparecer nem dizer nada:
- "eh pá, ainda ontem lá fui ao teu mural e vi que estavas divertido. aquele post, pá... eheheh ri-me imenso e até partilhei..."
- "eh pá, vi aquelas fotos tuas no mural do XPTO e estavas muita bem... menos gordo, barbinha feita..."
- "eh pá, mandei-te os parabéns pelo Facebook... recebeste?"

Ou seja, acho que estamos a perder aquela tradição antiga que havia no tempo dos meus pais e que consistia em aparecerem familiares ou amigos lá em casa e a meio da tarde com o intuito de visitar e estar um bocadinho, e depois dizerem assim "Vamos mas é comprar uns bolinhos à pastelaria e continuamos a falar enquanto lanchamos um chazinho"...
E as pessoas falavam da vida, da deles e da dos outros, sob a forma de diálogo, de risos e às vezes até com uma ou outra lagrimita, quando a conversa se tornava mais nostálgica... mas eram coisas reais e palpáveis... e sobretudo, falar! ...mesmo com a boca...

Pois por incrivel que pareça, este tema veio à minha cabeça depois de ter consultado um mural de um contacto meu no facebook e ter observado uma foto sua com a sua cara-metade e de ter observado uma troca de olhares nessa foto que me transmitiu uma cumplicidade entre os dois que foi quase assustadora...

Como devem concordar comigo, há pessoas que, com mais ou menos arrufos ou amores, parece mesmo que foram feitas uma para a outra... e isso vê-se claramente quando as vemos juntas:
...a forma como se ficam juntas numa foto, a forma como trocam olhares, a forma como pequenos movimentos de intimidade tão simples como procurar a mão do outro e ela aparecer para a segurar com um carinho, são naturais e não há nada ensaiado... é uma cumplicidade que salta à vista.

e a dúvida que me assistiu foi: "Que raio?!? mas como se conheceram estas pessoas?"

...

Eu acredito piamente que o amor (seja lá isso o que for...) existe quando duas pessoas se conhecem (e aqui conhecer é mesmo, conhecer à moda antiga: tipo cara a cara) e que existe uma faísca (a sparkle, muito mais bonito de dizer em inglês...), um clique...
E não precisa de ser o amor à primeira vista... notem que essa faísca ou clique até pode ocorrer muito depois de se conhecerem. Ou seja, se calhar também sabem daquelas pessoas que, por exemplo, se conheceram durante uma série de anos, que foram colegas de trabalho, que tinham amigos comuns e já se conheciam ou até eram mesmo já amigos mas nunca se deu aquela faísca... e um dia, o ambiente (ou o environment, outra vez anglicanismos que para mim soam tão melhor em certas alturas...) proporcionou que o fogo se acendesse e quando isso acontece, amigos e amigas que já passaram por isso... sabem bem do que estou a falar!

...e o engraçado disto é que estas coisas acontecem SEMPRE quando não esperamos, normalmente vindas do nada como de uma festa a que não queríamos ir, num acidente no supermercado ou um outro qualquer acaso do destino...

E aqui, junto de novo o Facebook... e as tecnologias em geral.

Sabem, podemos ter 1001 amigos no Facebook, no MSN ou no Orkut e ter relações com mais 100.001 pessoas... mas só se dá "faíscas" e acasos do destino quando as pessoas efectivamente se cruzam, se tocam ou se falam mesmo...

Por fim, fica aqui a minha piéce de resistance:

Mesmo com Facebook todo actualizado, por favor deêm-se com pessoas que conhecem e procurem as que não conhecem... acreditem, é bem mais divertido...

1 comentário:

me disse...

tens toda a razao...estou contigo..nao ha nada como o contacto pessoal e uma boa gargalhada em directo...